Imagem capa - A locação ideal por Wellington Fugisse
Artigos sobre Ensaio

A locação ideal

Uma das perguntas mais frequentes das noivas é: Fugisse, qual a locação ideal para um ensaio?

Na mente da maioria das pessoas, a resposta seria: os lugares mais bonitos da cidade! Mas o ensaio pode ser muito mais do que a produção de imagens bonitas.

No meu ponto de vista, a locação ideal é aquela que possui maior carga de significado para o noivo ou a noiva, ou ainda melhor, para ambos.

A escolha da locação pode estar relacionada ao que o casal ama fazer, frequentemente a profissão e a paixão são coisas que se misturam. O casal de capitães dos Bombeiros Nicholas e Leidiane são apaixonados pelo que fazem, o ensaio deles retratou o amor que sentem um pelo outro e pela missão que compartilham.






Uma outra maneira de encontrar um significado particular para o casal é procurar as origens do relacionamento, o local onde o casal se conheceu, ou onde um marco importante do relacionamento se estabeleceu. Recentemente fotografei o casal Ana Raquel e Bruno, que namorou durante anos a distância, o noivo de Alagoas e a noiva de Natal. As viagens de ônibus eram frequentes.
Decidimos utilizar a ESTRADA (sem rumo definido) e tudo o que aparecesse de improviso serviria a nossa jornada. Recebemos então um presente de Deus ao encontrarmos um ônibus parado no meio da BR. Pedi ao motorista autorização para fazer algumas imagens e isso contribuiu bastante para agregar significado ao ensaio.





O ensaio de Taíse e André aconteceu exatamente no local onde o noivo pediu a noiva em casamento, um pedido feito em sua lancha num belíssimo final de tarde. Um marco importante para os dois foi o ponto de partida pra escolha da locação.




 



Os valores e gostos do casal também podem ser a base da escolha do local.




Aline e Wellton amam cozinhar juntos e receber os amigos em casa. Escolher uma locação como praia, ou bosque, não faria o menor sentido pra eles. O ambiente que amam e onde se sentem a vontade é o seu lar. Decidimos juntos que iriamos retratar essa experiência e também usar os locais da casa de modo criativo para produzir imagens inesperadas.







Luciana e Fabiano também optaram por retratar seus valores. Os dois são participantes super envolvidos na comunidade católica Shalom, e decidiram fotografar na diaconia da Shalom em Fortaleza. Fico bem empolgado em viajar quando temos um motivo tão forte quanto este, quando o objetivo é enriquecermos o ensaio com tudo o que é importante para o casal. Já viajei para outros estados de avião ou de carro para conseguir tais imagens. O resultado sempre faz valer todo esforço envolvido.





Teria muito mais exemplos a dar de casais queridos que fotografei, mas acredito que esses são suficientes para lhe trazer inspiração.

Por mais inusitada que seja a locação, sei que é possível criar e fazer um ensaio belíssimo! Portanto não há limites ou dificuldades, a riqueza dos significados são sempre a maior fonte de beleza.

E então, quais são os seus valores e gostos? Que locais ou particularidades falam sobre você?

Descubra-se e traga mais significado para sua jornada de casamento!

Wellington Fugisse
Setembro de 2016